Galeria Fortes Vilaça Home Artists Exhibitions Art Fairs Inventory Gallery Info

 Back To Past Exhibitions   

Los Carpinteros | "Casa e Avião" (Galpão)    Sep 24 - Nov 12, 2011

Los Carpinteros | 'Casa e avião' | Exhibition view at Galpão Fortes Vilaça
Los Carpinteros
Los Carpinteros | 'Casa e avião' | Exhibition view at Galpão Fortes Vilaça, 2011
 
Los Carpinteros | 'Casa e avião' | Exhibition view at Galpão Fortes Vilaça
Los Carpinteros
Los Carpinteros | 'Casa e avião' | Exhibition view at Galpão Fortes Vilaça, 2011
 
 
View :    Current Exhibitions   Past Exhibitions      
 
Los Carpinteros
24.09.2011 | 12.11.2011

No dia 24.09, sábado, das 16 as 19h abriremos no Galpão Fortes Vilaça a exposição dos Los Carpinteros.

Temos o prazer de apresentar a exposição inédita de Los Carpinteros, que ocupa o Galpão Fortes Vilaça com duas esculturas de grande escala onde elementos distintos e antagônicos propõem uma narrativa inusitada. A dupla cubana, formada por Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez, transforma objetos , móveis e estruturas arquitetônicas usando sua funcionalidade, ou disfuncionalidade, como meio de expressão.

Um trailer de passeio comum, feito de tijolos e alvenaria inverte a idéia de mobilidade e lazer que este meio de transporte inspira. Estacionada no espaço expositivo, a escultura casa-trailer tem a solidez de um monumento, que questiona a nossa relação com o familiar. O contraste entre a construção e o objeto “móvel”; entre o desejo de se fixar e o de partir permeia esta obra de contradições. Ela se situa entre o improviso do ato – talvez desesperado - de criar uma moradia e o planejamento milimétrico de construção que o objeto requer.

Um avião monomotor, repleto de flechas indígenas, forma uma imagem curiosa que instiga o imaginário sobre as várias narrativas geo-políticas que podem ter provocado a “interrupção” deste vôo. Porque este avião sobrevoava uma área indígena? E porque foi atacado? Se foi atacado no ar, porque não foi destruído? Estes questionamentos de natureza simbólica, fazem com que o espectador se veja confrontado com seu próprio repertório de estereótipos sobre a selva, os índios – e em última instância um “outro” qualquer - freqüentemente presentes na mídia, no cinema e na TV. São narrativas que jogam com a percepção do cotidiano; do local ao universal.

Cinco aquarelas de grande formato são mostradas separadamente em um espaço distinto do galpão. Em um diálogo oblíquo com as esculturas, elas tem como tema estacionamentos, estruturas de lego e estruturas de interiores arquitetônicos cujas formas originais aparecem alteradas e retorcidas.

Los Carpinteros são os mais reconhecidos artistas cubanos contemporâneos. Seus trabalhos figuram em coleções como do Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York; do Museum of Contemporary Art, Los Angeles e da Tate Modern, Londres. Já participaram da 51ª Bienal de Veneza, da 25ª Bienal de São Paulo, da 4ª Bienal do Mercosul, entre outras. Em 2010 publicaram o livro Los Carpinteros Handwork – Constructing the World através da Thyssen-Bornemisza Art Contemporary e em outubro próximo inauguram uma grande exposição com trabalhos da coleção da mesma em Palma, Espanha.

artnet—The Art World Online. ©2014 Artnet Worldwide Corporation. All rights reserved. artnet® is a registered trademark of Artnet Worldwide Corporation, New York, NY, USA.